No modelo HSB as variáveis são a tonalidade, saturação e brilho (hue, saturation and brightness) e no HLS são tonalidade, luminosidade e saturação (hue, lightness and saturation), sendo as suas funções definir cores nos programas gráficos de computadores de forma que combine com a percepção das cores pelo sistema visual humano e utiliza três eixos similares para definirem a cor.
No diagrama CIE xyY, através da transformação matemática dos valores XYZ, provenientes do sistema primário CIEXYZ, onde as coordenadas X, Y e Z são proporcionais às três cores primárias, é gerado um mapa das cores. A construção do diagrama de cromaticidade CIE xyY define um espaço de cor do espectro visível em três dimensões.
Diagrama CIE xy em 2 dimensões e CIE xyY em 3 dimensões |
O modelo de cor uniforme CIELAB foi definido pela CIE na tentativa de aumentar a uniformidade das cores percebidas pelo sistema visual humano. O valor de luminosidade L* é aproximadamente o valor da luminância Y (para o CIE xyY) variando de branco a preto, o valor de a* pode variar de verde a vermelho e o valor de b* pode variar de azul a amarelo; analogamente à percepção das cores pelo cérebro, ou seja, cores opostas.
O modelo de cor CIELAB funciona como um tradutor universal de línguas entre os dispositivos, permitindo controlar as cores que passam de um dispositivo para outro, correlacionando os valores em RGB ou CMYK com os valores em L* a* b*.
Modelo de cor CIELAB |
Bibliografia:
Implementação de Sistema de Gerenciamento de Cores para Imagens Digitais
Alexandre Cruz Leão (DCC-UFMG / EBA-UFMG / alexandre@studio3d.com.br)
Arnaldo de Albuquerque Araújo (NPDI-DCC-UFMG / arnaldo@dcc.ufmg.br)
Luiz Antônio Cruz Souza (EBA-UFMG / luiz-souza@ufmg.br)
Sem comentários:
Enviar um comentário