Cores Primárias Aditivas (RGB) e Subtractivas (CMY)

A mistura das cores dominantes – chamadas de primárias aditivas – em diferentes combinações e níveis variados de intensidade pode simular as cores existentes na natureza. Se a luz reflectida contém a máxima intensidade das luzes vermelha, verde e azul, o olho percebe o branco, e se não existe luz, é percebido o preto [X-RITE: The Color Guide and Glossary]. Combinando duas cores aditivas primárias puras, será produzida uma cor primária subtractiva.

 
Princípio aditivo – vermelho, verde e azul.
As cores primárias subtractivas, ciano, magenta e amarelo, são as cores opostas ao vermelho, verde e azul, respectivamente.

O princípio de percepção de cores pelo sistema visual humano tem sido copiado e explorado pelos fabricantes de digitalizadores, monitores e impressoras. O método de interpretação da cor usado pelos dispositivos é baseado directamente na resposta humana aos estímulos à luz vermelha, verde e azul.

As cores primárias subtractivas, ou seja, ciano, magenta e amarelo, são utilizadas nos processos de impressão, com a aplicação de variadas percentagens das tintas, resultando nas cores percebidas pelo observador. Uma tinta absorve ou subtrai da luz visível, todos as cores, excepto a sua própria cor. O magenta subtrai o comprimento de onda verde, o ciano subtrai o comprimento de onda vermelho e o amarelo subtrai o comprimento de onda azul, proveniente da luz branca.

Princípio subtractivo – ciano, magenta e amarelo.
Na teoria a combinação de ciano, magenta e amarelo perfeitamente puros, absorvem todos os comprimentos de onda da luz, resultando assim no preto. Como os corantes não são 100% puros, alguns comprimentos de onda são reflectidos em vez de serem absorvidos, resultando assim numa cor castanho turvo. Para corrigir este efeito, adicionou-se a cor preta (em inglês Black), onde seria desejado que a letra referente a esta cor fosse o B e não o K, mas a letra B poderia confundir com Blue. Existem várias teorias para a adopção da letra K, sendo que a mais lógica delas é o fato de que a união teórica das três cores CMY geraria o preto, ou seja, a cor chave (do inglês Key). Outro motivo da adição da cor preta nos sistemas de impressão está relacionado ao custo de impressão, pois é a cor mais utilizada, evitando assim a aplicação das três cores subtractivas para gerar esta [FRASER 2005].

Bibliografia:
Implementação de Sistema de Gerenciamento de Cores para Imagens Digitais
Alexandre Cruz Leão (DCC-UFMG / EBA-UFMG / alexandre@studio3d.com.br)
Arnaldo de Albuquerque Araújo (NPDI-DCC-UFMG / arnaldo@dcc.ufmg.br)
Luiz Antônio Cruz Souza (EBA-UFMG / luiz-souza@ufmg.br)

3 comentários:

Anónimo disse...

fantástico !!!!! não há igual!!!! parabéns !!!! <3

Ricardo Canha disse...

Obrigado

Anónimo disse...